sábado, 26 de fevereiro de 2011

Natação - um auxílio no tratamento de problemas respiratórios.


Exercício físico dos mais completos, a natação excedeu ao simples divertimento ou a prática esportiva para ser empregada com fins terapêuticos na recuperação de atrofias musculares e no tratamento de problemas respiratórios.

Nos casos de crianças com asma a natação tem papel fundamental, porque permite experiências que estimulam movimentos importantes, o desenvolvimento do neuropsicomotor (sistema nervoso, do aspecto psicológico e do desenvolvimento e coordenação motora.), estimula o relacionamento social, melhora a autoestima e a autoconfiança.

Estudos sugerem que crianças asmáticas que praticam natação tem sua qualidade de vida melhorada. Elas consomem menos medicamentos, desenvolvem melhor a postura, e não passam por problemas de isolamento, porque crianças com asma tendem a não participar de atividades lúdicas, devido a falta de ar. Elas passam muito tempo sentadas, havendo tendência de sobrepeso e obesidade.

Porém a natação pode desenvolver nessas crianças problemas alérgicos, como a rinite, devido ao cloro presente na água. Mas isso pode ser resolvido facilmente através do tratamento com antihistamínicos e/ou corticóides. Os benefícios trazidos pela natação são muito superiores aos problemas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário